Doação de Plaquetas e Hemácias por Aférese

Quem utiliza as plaquetas?

Pacientes que apresentam baixa contagem de plaquetas ocasionadas por leucemias, cirurgias cardíacas, câncer, anemia aplástica, quimioterapia, rapioterapia, transplante de medula óssea entre outras tantas causas. São pacientes que podem apresentar sérios sangramentos, por isso precisam receber transfusões  freqüentes de plaquetas até que o organismo se recupere do tratamento e passe a produzir suas próprias. 

Por que doar plaquetas e hemácias por aférese?

Porque a doação de plaquetas por aférese oferece a vantagem de coletar de um único doador plaquetas suficiente para transfusão em um adulto. Numa doação convencional, seriam necessários de 6 a 10 doadores para obter o mesmo numero de plaquetas. Porque na doação de hemácias por aférese, o doador pode doar 2 unidades (bolsas) de uma única vez e pode também doar as plaquetas e hemácias juntas. 

Como é feita a doação de plaquetas e hemácias por aférese?

Conecta-se o doador a maquina de aférese, utilizando-se um kit estéril e descartável. Através da inserção de uma agulha em um dos braços a maquina separa as plaquetas e hemácias e as armazena numa bolsa, os outros componentes são devolvidos  ao doador. Uma solução anticoagulante é usada durante o procedimento, para evitar a formação de coágulos e conservar os componentes coletados. 

O procedimento é doloroso?

Não deve ser. O doador é submetido a uma punção semelhante à doação convencional. O procedimento tem duração de 20 a 120 minutos, durante os quais o doador poderá assistir televisão confortavelmente. 

Eu corro risco de contaminação doando hemocomponentes por aférese?

Não. Todo material utilizado é estéril, de uso único em sistema fechado, de forma que o sangue só entra em contato direto com o kit utilizado. 

Quais as exigências para doação por aférese?

- Ter entre 18 e 65 anos;
- Pesar no mínimo 60 Kg;
- Documento de identidade;
- Estar em perfeito estado de saúde;
- Ter bom acesso venoso;
- Evitar alimentos gordurosos nos 3 dias que antecedem a doação;
- Fazer agendamento prévio.


Para fazer o agendamento:
Florianópolis – (48) 3251-9722 – 3251-9730
Criciúma – (48) 3433-6611
Joinville – (47) 3433-1378 

Fonte: HEMOSC